Em 25 de fevereiro de 1940, nascia a Santa Casa de Arcos, tendo por padroeiro São Francisco de Assis e sendo o primeiro e único hospital da história de nossa cidade. A Santa Casa é uma associação civil de direito privado, beneficente, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos, sem denominação política e com personalidade jurídica própria. Tem por finalidade prestar assistência médica hospitalar, laboratorial, ambulatorial e cuidar da saúde dos doentes em geral.

Com a doação de uma fazenda, realizada por Rita de Cássia de Melo e Castro, deu-se a implantação da pedra fundamental e a lavratura da ata dos componentes da Santa Casa de Arcos.

Em 11 de fevereiro de 1940, às 14 horas, nesta cidade de Arcos, Estado de Minas Gerais, no Edifício do Grupo Escolar Iolanda Jovino Vaz, reuniu-se um grupo de pessoas bondosas e dotadas de elevado espírito humanitário, todos aqui residentes, com o nobre fim de providenciar a fundação de um estabelecimento onde pudessem receber o bálsamo suavizador todos aqueles que padecessem material ou espiritualmente. Assim definidos os pontos básicos do assunto que fez reunir-se tão seleta assistência, cogitou-se imediatamente da aclamação da nescessidade de uma diretoria para daquele momento em diante  traçar as diretrizes da Santa Casa de Arcos.

Recentemente a Santa Casa completou  80 anos de sua existência e comemora todas as conquistas e vitórias alcançadas nestes longos anos de prestação de serviços de saúde á comunidade.